Projetos

Documentário sobre Maria Meló

O documentário “MARIA MELÓ E O MÉTODO CECCHETTI: A MAESTRIA NA ARTE DE ENSINAR BALÉ” foi realizado pelo Núcleo de Improvisação com o apoio do MUD – Museu da Dança. É, antes de tudo, uma homenagem a grande mestra de balé D. Maria Meló (1911 -1993) e busca tornar público informações sobre ela e sua metodologia de ensino, referência para muitos artistas da dança paulistana e brasileira.

Conheça mais sobre o projeto.

X Mostra do Fomento

Outubro de 2016

O projeto reuniu entrevistas com os diretores dos 34 núcleos artísticos participantes da 10ª edição da Mostra do Fomento à Dança, possibilitando que abordem sua pesquisa, técnica e trechos de sua obra, com o objetivo de aproximar o público de sua linguagem artística; compartilhar gratuita e virtualmente acervos das obras apresentadas no decorrer do evento e registrar um apanhado das ações que acontecerão nas quatro regiões da cidade de São Paulo. O resultado deste trabalho pode ser visto na playlist do projeto no canal do MUD no youtube e também em nosso Banco de Dados.

Saiba mais sobre o projeto.

A poética dos encontros

De janeiro a setembro de 2016

A exposição virtual “A Poética dos Encontros” apresenta fotos, textos, ilustrações e vídeos produzidos durante a realização do projeto desenvolvido pelo grupo Lagartixa na Janela, dirigido por Uxa Xavier, com as crianças da Escola de Dança de São Paulo e as do Instituto de Cegos Padre Chico. Propõem-se que, de forma interativa, seja possível levar os diálogos estabelecidos pelo projeto para um espectro mais abrangente.

Leia mais sobre o projeto.

 

Maria Duschenes

De novembro de 2015 a julho de 2016

A exposição virtual “Maria Duschenes: expressão da liberdade” é dedicada a compartilhar a história e o legado deixado pela bailarina, coreógrafa e educadora Maria Duschenes, que influenciou gerações de bailarinos, coreógrafos, professores, psicólogos, terapeutas, pedagogos, atores, artistas plásticos, músicos, entre outros. Criadora de uma metodologia própria, acreditava que qualquer pessoa chegaria a um corpo expressivo pela Arte do Movimento.

Saiba mais sobre este projeto aqui.

Banco de Dados

De janeiro a setembro de 2016

O Banco de Dados do MUD foi realizado com o apoio do Edital Proac nº 29/2015. Com o intuito de contribuir com a preservação da memória da dança brasileira, esta ferramenta possibilita a pesquisa gratuita de acervos de artistas, grupos e cias de dança no portal do MUD, visando a difusão da história da dança pelo ambiente digital, atingindo um maior número de pessoas e possibilitando a pesquisa e o acesso a informações culturais e históricas.

Conheça as ações desenvolvidas no projeto aqui.

Vídeo aula Célia Gouvêa

Agosto de 2016

Em linha com a missão do MUD – Museu da Dança de contribuir com a difusão da história da dança brasileira, apoiamos e realizamos ações de difusão da produção de conhecimento específico sobre a dança, especialmente sobre as produções e técnicas exclusivamente nacionais.

Lançamos em 2016 a vídeo aula ministrada pela renomada diretora, coreógrafa e bailarina Célia Gouvêa, que figura entre as artistas de maior importância para a dança paulistana e brasileira dada a sua inegável contribuição artística e política em mais de 40 anos dedicados exclusivamente à dança.

Conheça aqui o projeto.

Trajetória(s) de Mariana Muniz

De maio a dezembro de 2015

Trajetória(s) é um projeto de resgate da memória dos momentos mais significativos da carreira da bailarina, atriz, coreógrafa e diretora da Cia Mariana Muniz de Teatro e Dança. Figura atuante na dança e no teatro, Mariana Muniz participou de eventos históricos que mudaram a maneira de pensar o movimento e a dança em nosso país.

Confira o projeto completo clicando aqui

 

Laços Virtuais da Dança – A dança no espaço urbano

De janeiro a setembro de 2015

Laços Virtuais da Dança – A dança no espaço urbano é um projeto de preservação da memória da dança brasileira por meio da difusão de acervos históricos. Debruçado sobre esse universo das produções em dança no espaço urbano, concebemos um projeto capaz de estabelecer laços virtuais e físicos colocando em evidência os espaços públicos como lugares de potência cultural, artística e pedagógica, definindo como temática central das ações cultural e educativas.

Confira o projeto completo aqui

Em movimento – Dança e Acessibilidade

Museu da Dança e MAM

10 de abril a 22 de junho de 2015

“Em Movimento – Dança e Acessibilidade” nasceu de uma parceria entre os programas pedagógicos do Instituto Museu da Dança – MUD e o Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM, que, alinhados no entendimento de que a inclusão é a melhor maneira de fortalecer o vínculo do público com as artes, lançaram uma ação educativa de democratização do acesso à cultura por meio de um intercâmbio entre artes visuais e dança.

Conheça todo o projeto clicando aqui, não fique de fora faça sua inscrição por aqui.

Ciclo de Palestras Dança e Memória

Galeria Olido

de 12 de novembro a 10 de dezembro de 2014

O MUD, em parceria com a Secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo – Departamento de Expansão Cultural (DEC), realizou o Ciclo de Palestras “Dança e Memória: formas de preservação e compartilhamento de sua história”, que contou com 6 renomados especialistas da área.

Os encontros foram realizados na sala de pesquisa e acervo de dança da Galeria Olido, de 12 de novembro a 10 de dezembro, sempre às quartas-feiras.

Conheça o projeto todo clicando aqui.