CURSO – A HISTÓRIA DA DANÇA NO BRASIL


titulo

O programa educativo do MUD – Museu da Dança oferece cursos relacionados à história da dança no Brasil para qualquer interessado.

O objetivo do curso é suscitar o estudo da História da Dança no Brasil por diferentes aspectos de sua transformação desde a sua origem até os dias de hoje através de debates em encontros informais e dinâmicos.

Nossa missão é difundir a história da dança brasileira e valorizar este rico e heterogêneo patrimônio cultural.

APRESENTAÇÃO

A proposta do curso é estudar a História da Dança no Brasil a partir de seus encantamentos e suas adversidades, discutindo conceitos e analisando a evolução da dança, em diferentes momentos históricos.

Seja pela miscigenação do povo brasileiro, que dança a beleza do encontro de raças coletivamente em diferentes comunidades, ou pelos devaneios dos primórdios do balé clássico, à liberdade de movimento na dança cênica, serão analisados fatos e conceitos que baseiam a compreensão da dança no Brasil hoje.

Os temas abordados não estão vinculados a uma cronologia linear, mas sim à riqueza do debate em contextos históricos diferentes. O curso está organizado em módulos temáticos, no formato de troca de ideias e reflexões mediadas por profissionais especializados.

Durante o ano de 2016, teremos como convidados e seus respectivos temas: Márcia Dib, Dança do Ventre: a mulher e o imaginário ocidental; Regina Pollo Muller, Danças indígenas: arte e cultura, história e performance; Marcela Benvegnu: História do Jazz Dance – Da África ao Brasil; Georgia Lengos, Movimentos da Infância: uma proposta em Dança Contemporânea; Ana Teixeira, A gestualidade da dança barroca francesa e sua reinvenção em outras geografias Acácio Ribeiro Vallim Jr., Teatro Galpão: registros e memórias e Deise Alves, Forró: a história e suas vertentes.

infoCursos

Coordenação: Simone Alcântara

simone

Pedagoga pela Faculdade de Educação (FEUSP) e Doutora em História Social pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP) com o trabalho Escola Municipal de Bailado: silêncio e movimento (1940-1992).

Foi analista de Projetos Culturais pela Lei Mendonça; da Comissão de Dança pela Fundação Vitae; Oficial de Projeto pela UNESCO-SP. Atuou como formadora de educadores de Educação Infantil e Ensino Fund. I pelo Instituto Avisa Lá e Coordenadora de Projetos de Memória Oral pelo Museu da Pessoa. Atualmente é consultora em Dança e Educação; Docente Convidada do Curso de Pós-Graduação em Dança e Consciência Corporal em diferentes estados, pela Universidade Estácio (Estácio), Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e Universidade São Caetano do Sul (USCS).

Parceria coletivo

CLIQUE NOS MÓDULOS E SAIBA MAIS