27/04/2015

“Varal de Nuvens” no MAM

Data: 02/05 e 13/06, sábados, às 15:00h.

Local: MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo.

Gratuito.

A performance de dança VARAL DE NUVENS do grupo LAGARTIXA NA JANELA será apresentada com audiodescrição. Este evento é uma realização do MUD – Museu da Dança em mais uma ação educativa do projeto “Em movimento – dança e acessibilidade”.

Para garantir a inclusão especialmente de pessoas com deficiência na cena cultural, nos meses de abril, maio e junho o MAM irá sediar ações educativas gratuitas que terão por diferencial a adoção de metodologias e recursos de acessibilidade. O objetivo principal deste projeto é a difusão do acervo do MAM junto ao público, que poderá interagir com as obras de arte e com o espaço museológico através da dança.

As performances do grupo Lagartixa na Janela são gratuitos, livres para todos os públicos e contarão com audiodescrição simultânea.

“A audiodescrição é um recurso de acessibilidade que amplia o entendimento das pessoas com deficiência visual em eventos culturais, gravados ou ao vivo, como: peças de teatro, programas de TV, exposições, mostras, musicais, óperas, desfiles e espetáculos de dança; eventos turísticos, esportivos, pedagógicos e científicos tais como aulas, seminários, congressos, palestras, feiras e outros, por meio de informação sonora.”

(Livia Motta)

Sobre a performance: A performance dialoga com o movimento do vento, das brisas e das nuvens. Continuando a pesquisa em parques, praças e espaços públicos, “Varal de Nuvens” convida a todos para criar jogos em cantos imaginários, dançar com tecidos em varais ao vento e contemplar o movimento como se estivesse vendo as nuvens se transformando em figuras, bichos… Leveza, suavidade e delicadeza se alternam nesta performance e abrem espaço para o imaginário do público fluir.

Sobre o grupo: Lagartixa na Janela é um grupo dirigido por Uxa Xavier – artista e educadora da dança – que tem como proposta a pesquisa e aprofundamento dos estudos sobre a criação cênica e educação em dança contemporânea para crianças. No ano de 2010, o grupo passa a investigar e praticar também as relações de interface entre as linguagem da dança e o espaço urbano, tendo como público alvo o universo infanto-juvenil.

Ficha técnica:

Performers: Aline Bonamin, Barbara Schil, Suzana Bayona, Tatiana Cotrim e Thais Ushirobira

Figurino: Tania Marcondes

Foto: Silvia Machado

Duração: 40 minutos

Classificação: livre

O MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, fica no Parque do Ibirapuera, Portão 3 (Av. Pedro Álvares Cabral s/nº). As performances serão realizadas no Jardim das Esculturas. Em caso de chuva, as performances serão realizadas na marquise, em frente a aranha.

Para saber mais sobre o projeto “Em movimento – dança e acessibilidade”, acesse http://museudadanca.com.br/projetos/em-movimento-danca-e-acessibilidade/

Se deseja obter maiores informações, entre em contato conosco pelo e-mail museudadanca@museudadanca.com.br

*Projeto realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura – Programa de Ação Cultural – 2014/15.