29/04/2015

Oficinas “A dança no espaço urbano”

Nos meses de maio e junho, o Museu da Dança promove uma série de oficinas sobre A DANÇA E O ESPAÇO URBANO, coordenadas por artistas atuantes na cena contemporânea. Faça a sua inscrição!

Os interessados nessa temática poderão conhecer e experimentar algumas práticas de preparação corporal, de criação e de diálogo da dança com os espaços públicos da cidade de São Paulo.

As oficinas de dança fazem parte do projeto contemplado pelo primeiro edital para seleção e apoio a projetos de inclusão, cidadania e cultura digital para a cidade de São Paulo, que conta com outras diversas ações. Conheça mais sobre o projeto clicando aqui.

Todas as oficinas serão ministradas em praças WiFi livre da cidade de São Paulo. Veja abaixo datas, locais e oficinas que serão ministradas.

INTEGRAÇÃO DO CORPO AO ESPAÇO FÍSICO

com Célia Gouvêa

Quinta, 21 de maio, das 14h às 17h

Vão do MASP – Avenida Paulista, 1578 – Bela Vista

Com o propósito de propor novos modos de habitar o espaço público, promovendo uma relação entre participantes e o ambiente, a Oficina terá início por um jogo coreográfico que visa agregar os transeuntes, seguido pela proposta de amoldar o corpo a um volume presente no espaço. Da integração surgirá o movimento.

PELE DE DENTRO / PELE DE FORA

com Alex Ratton

Quarta, 27 de maio, das 14h às 17h

Páteo do Colégio – Centro

Estudos para a ampliação dos sentidos e sensibilização do corpo para a equalização do fluxo interno da energia (desejos, vontades, projeções…) com o pulso externo do ambiente (ritmo da cidade, sonoridades, interferências….), potencializando assim a expansão da presença cênica e a permeabilidade do corpo ao espaço e aos outros, criando uma maior integração entre as pessoas e o ambiente.

DANÇA, PARKOUR E ARQUITETURA

com Jerônimo Bittencourt

Terça,  2 de junho, das 14h às 17h

Praça Roosevelt – Centro

A investigação do silêncio, maciez, fluidez, precisão e a capacidade de se fundir com o espaço é o eixo central da pesquisa. A oficina tem como objetivo instigar os participantes através de práticas do Parkour e da dança, para que possam criar novas possibilidades de se relacionar com seu corpo e o espaço, ampliando as possibilidades de relação com o entorno, trazendo à tona a dança com o espaço

A DANÇA DA INDIGNAÇÃO

com Gal Martins

Sexta, 12 de junho, das 14h às 17h

Largo da Batata – Av. Brigadeiro Faria Lima – Pinheiros

A vivência proposta se constitui em experiências coreográficas através da prática do corpo que diz seus anseios, preocupações e indignações em busca da estética de um Corpo Marginal. Esse conceito parte do princípio entre corpo e contexto e como se dá essa via comunicativa partindo de diversas inquietações e questionamentos acerca de uma inter-relação efetiva entre o fazer coreográfico e seus diversos receptores, refletindo sobre os desafios de produzir dança nas “bordas da cidade” eliminando as barreiras territoriais.

*Oficinas Gratuitas

Vagas: 20 por oficina

Inscrição: de 1 a 15 de maio de 2015.

Seleção: os 20 primeiros inscritos para cada oficina

Público alvo: aberto à qualquer pessoa interessada na relação dança/corpo/cidade

Régua de logos redes e ruas

.