04/10/2016

MUD na X Mostra do Fomento à Dança

Os núcleos artísticos que participarão da X Mostra do Fomento à Dança – que acontecerá de 5 a 22 de outubro de 2016 – foram entrevistados e terão seus acervos compartilhados em nosso banco de dados.

Esta ação tem por objetivo apresentar ao público um pouco mais sobre os núcleos artísticos participantes e também contribuir com a preservação da memória deste importante evento para a dança paulistana.

A ação do MUD – Museu da Dança consiste em entrevistar os diretores artísticos dos núcleos artísticos participantes, possibilitando que abordem sua pesquisa, técnica e trechos de sua obra, com o objetivo de aproximar o público de sua linguagem artística; compartilhar gratuita e virtualmente acervos das obras apresentadas no decorrer do evento e registrar um apanhado das ações que acontecerão nas quatro regiões da cidade de São Paulo. O resultado deste trabalho pode ser visto aqui, em uma playlist do projeto no canal do MUD no youtube.

A Mostra que está em sua 10ª edição, “celebra os 10 anos de implantação do Programa  Municipal de Fomento à Dança percorrendo um caminho de aproximação, trocas, afetos e desdobramentos entre diferentes percursos, numa rede de interações e articulações, que aponta para outros modos de se relacionar artisticamente com a cidade. Dois conceitos marcam esta Mostra: a ideia de encontro e de desdobramento. Por isso, para além de apresentar trabalhos desenvolvidos pelos núcleos artísticos contemplados nas últimas quatro edições do programa, que tornou-se símbolo da mobilização da classe artística pela conquista de uma lei municipal, em 2005, de apoio à produção e manutenção de companhias sediadas na Capital, a programação se dá em diálogo com a dança que se faz na cidade, em seus vários territórios, como acontecimento, manifestação poética, política e celebração.”

Ao todo, 34 núcleos artísticos, mais um grupo convidado de cada uma das quatro regiões da cidade, se unem em uma maratona de 32 espetáculos e intervenções urbanas, oficinas, sessões de vídeodança, JAMs, lançamento de livro, exposição, rodas de conversa e a realização do I Encontro Latino-Americano de Gestores de Dança – Identidades e Estratégias de Cooperação.

A programação da X Mostra de Fomento à Dança pode ser encontrada aqui.