BLOG

26/09/2016

MUD contando a história da dança

Fábrica de Cultura TIradentes

Fomos até as Fábricas de Cultura da zona leste para apresentar o MUD e falar sobre história da dança brasileira.

Durante o mês de setembro visitamos as cinco Fábricas de Cultura da zona leste de São Paulo – Belém, Tiradentes, Vila Curuçá, Sapopemba e Itaim Paulista – para apresentar a plataforma do Museu da Dança, falar sobre a importância da preservação da memória da dança e contar um pouco da história da dança brasileira para os interessados e participativos aprendizes dos cursos livres de ballet, contemporâneo, street dance, jazz, capoeira e circo.

Nesta ação dialogamos com cerca de 300 crianças e adolescentes, a fim de despertar neles o interesse pela história da dança, esclarecendo que a “história” está mais próxima do dia-a-dia do que eles imaginam! Abordamos também acerca da importância da preservação da memória, inclusive para alunos em processo de formação em dança.

As Fábricas de Cultura são equipamentos culturais custeados pelo Governo do Estado de São Paulo e administrados por Organizações Sociais, com o escopo de formação e difusão artística e cultural. São abertas à população e foram criadas para atender crianças, adolescentes e jovens de 8 a 21 anos e adultos, pelo programa Adultos, Pais e Avós, gratuitamente. Teatro, dança, música, circo, multimeios e artes plásticas são oferecidos para a comunidade com a orientação de especialistas, além de bibliotecas e teatros.

Essas ações fazem parte do programa pedagógico do Museu da Dança, que visa a aproximar o público de acervos e da própria história da dança brasileira, além de contribuir com a difusão da dança brasileira.

Agradecemos ao Catavento Cultural, organização social gestora das Fábricas de Cultura da zona leste, a todos os professores e aos aprendizes, que nos receberam de braços abertos!

 

Aprendizes da Fábrica de Cultura Tiradentes

Aprendizes da Fábrica de Cultura Tiradentes

Frase de um aprendiz da Fábrica de Cultura

Frase de um aprendiz da Fábrica de Cultura