24/03/2017

Theatro Municipal

Nesta semana gravamos no Theatro Municipal de São Paulo, parte das entrevistas para a exposição virtual do MUD sobre a carreira da mestra Ruth Rachou, expoente da dança moderna no Brasil, que em agosto deste ano completará 90 anos.

Grande difusora da técnica moderna, aprendida diretamente com Martha Graham em 1967, Ruth formou gerações de profissionais a partir de 1972, com a fundação de sua escola. O trabalho na sala de aula não deveria mais ser uma mera repetição de exercícios, mas, sempre que possível, deveria ser um processo criativo e inspirador, de modo que o movimento surgia naturalmente do próprio bailarino.

A exposição virtual está inserida no contexto de um projeto com diversas ações – Mostra de Dança, Master Class e Oficinas de dança moderna – contemplado pelo 21º edital de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo, que propõem o resgate e preservação da memória da dança brasileira por meio da difusão da técnica e do acervo histórico da bailarina, coreógrafa e professora Ruth Rachou, que completa 90 anos em 2017.

As entrevistas foram gravadas no Salão Nobre do Theatro Municipal de São Paulo, local muito significativo na carreira da artista. Ao entrar no Salão Nobre, Ruth Rachou disse: “Nossa! Ver esta sala vazia, me dá vontade de dançar”. E foi isso o que ela fez! Veja o vídeo em nossa página do facebook.

Em breve divulgaremos maiores informações sobre todas as atividades que serão realizadas pelo projeto. Para não perder nada, nos siga nas redes sociais e cadastre-se em nossa newsletter, que fica na home do portal <www.museudadanca.com.br>.