BLOG

02/04/2015

Fórum “Acessibilidade: mediação e produção artística”


10 de abril, sexta, das 14h às 20:30h

Local: MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo / Parque Ibirapuera, portão 3 – (Av. Pedro Alvares Cabral, s/n° – São Paulo|SP )

* O evento contará com intérpretes de Libras

**Gratuito

O Fórum  “Acessibilidade: mediação e produção artística” inaugura o projeto “Em Movimento – Dança e Acessibilidade”. A discussão sobre a mediação capaz de gerar acessibilidade em espaços museológicos, teatros e nos demais equipamentos culturais, bem como a participação da pessoa com deficiência como protagonista da própria cena cultural, serão os principais assuntos abordados no encontro.

A programação prevê a realização de duas mesas, sendo:

1ª mesa “Recursos de Acessibilidade para Mediação de Obras Artísticas”, com a presença de Amanda Tojal e Cristiana Cerchiari.

2ª mesa “Produção Artística e Políticas Culturais: uma perspectiva inclusiva”, com Sueli Ramalho e Cássia Navas.

A mediação dos debates estará a cargo de Ana Terra, coordenadora pedagógica do projeto.

 

 

Serviço:

Data: 10 de abril (sexta-feira)

Horário:

14:00 às 14:30 – Credenciamento

14:30 às 17:00 – 1ª mesa

17:00 às 18:00 – Intervalo

18:00 às 20:30 – 2ª mesa

Capacidade: 180 pessoas

Essa é mais uma das ações do programa educativo desenvolvido em parceria por MUD – Museu da Dança e MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura – Programa de Ação Cultural – 2014.

 

Sobre os convidados:

*Amanda Tojal é Museóloga e Educadora de Museus. Graduada em Educação Artística pela FAAP e Pós-graduada em Museologia pela FESPSP. Mestre em Artes e Doutora em Ciências da Informação pela ECA-USP. Consultora em Acessibilidade e Ação Educativa Inclusiva para públicos com deficiências em museus e instituições. Docente de cursos de formação em Acessibilidade Cultural e Ação Educativa Inclusiva. Sócia-presidente da empresa Arteinclusão Consultoria em Ação Educativa e Cultural, desde o ano e 2003.

 

* Cristiana Cerchiari é mestre em Educação pela FEUSP e possui graduação em Letras (tradução). Integra o corpo docente do primeiro curso de especialização em audiodescrição da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Participa como consultora e público-alvo de eventos e espetáculos com audiodescrição, incluindo peças, exposições, filmes, espetáculos de dança e óperas.

 

*Cássia Navas é professora-doutora do Instituto de Artes (IA)/Universidade Estadual de Campinas, é graduada em direito (USP), doutora em dança e semiótica (PUC/SP), pós-doutora em artes (ECA/USP), especialista em gestão e políticas culturais (UNESCO, Université de Dijon, Ministère de la Culture/France). Tem experiência na área de dança, em semiótica e artes, atuando principalmente dentro do seguintes temas: dança, dança moderna, dança contemporânea, dança no Brasil, documentação/memória e políticas e gestão em cultura.

 

*Sueli Ramalho possui especialização em Gestão Estratégica de pessoas, graduação em Letras Português/Espanhol pelo Centro Universitário Sant’Anna. Graduação em Letras LIBRAS pela UFSC em EaD no pólo USP. Autodidata, Especialista em Língua de Sinais, usuária da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Foi Coordenadora de Inclusão/LIBRAS e profa. de LIBRAS no curso da área de Saúde, Enfermagem do Centro Universitário Sant’Anna. Atualmente ministra aulas como Professora de Pós-graduação em LIBRAS na UNINOVE e presta Consultoria em Inclusão e Libras no Teatro VIVO.

 

 *Ana Terra doutora em Educação e Mestre em Artes pela UNICAMP. Graduada em Ciências Sociais pela USP. Professora do Curso de Graduação em Dança do Instituto de Artes da UNICAMP, onde responde pela disciplina “Processos Pedagógicos voltados para o Corpo na Arte” que aborda processos educacionais e produções artísticas de diferentes públicos, propondo também estratégias de inclusão para pessoas com deficiência. No momento, desenvolve pesquisa de pós-doutoramento, “Processos de criação e pedagogia da dança: configurações de um ideário relacional”, na ECA/USP.

 

museuDaDança-forum1

.