15/02/2018

Conversadores e WebDocumentário

…AVOA! Núcleo Artístico convida

encontro com artistas da dança no

CCSP- Centro Cultural São Paulo

No mesmo dia 16 de fevereiro será lançado um documentário produzido com imagens captadas na 5ª edição do GIRE – Grupos Independentes em Rede

Dia 16 de fevereiro de 2018, às 20h, será realizado o evento ‘Conversadores’, no CCSP Centro Cultural São Paulo (R. Vergueiro, 1000, São Paulo) com Luciana Bortoletto, diretora e coreógrafa do …AVOA! Núcleo Artístico, Valéria Cano Bravi (professora, pesquisadora, mestre e coordenadora do curso de graduação em dança da Universidade Anhembi Morumbi) e com Marcos Moraes (bailarino e coreógrafo).

A ação vai promover o encontro com alguns artistas da dança para olhar e refletir, a partir de um recorte, sobre a história recente da dança em São Paulo nos últimos 30 anos. Serão considerados os modos e meios de produção, o processo de difusão de metodologias somáticas na cidade enquanto prática de pesquisa e a articulação de artistas para criação de movimentos como o Mobilização Dança em busca de políticas públicas para a área, em meados dos anos 90.

O objetivo é produzir registro e memória de um período histórico que se entrecruza com a própria história do …Avoa que em 2016 completou 10 anos de atividades e, dessa forma, realiza um trabalho de contextualização da produção artística na cidade de São Paulo.

Conversadores é uma das ações que integra o projeto para manutenção de pesquisa do … AVOA! Núcleo Artístico “Vir-a-Ser”, contemplado pelo XX Edital do Programa Municipal de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo/2016.

Documentário GIRE – Grupos Independentes em Rede

Ainda no dia 16 de fevereiro, o …AVOA! Núcleo Artístico lança um documentário produzido com imagens captadas na 5ª edição do GIRE – Grupos Independentes em Rede, que aconteceu em junho de 2017, em parceria com o Museu da Dança. O GIRE é uma ação continuada que promove encontros entre artistas e grupos que atuam com poéticas urbanas e o corpo nesse contexto, refletindo sobre modos e meios de produção artística, micropolítica e articulação de ideias e experiências no campo da Arte Pública e Urbana por meio da linguagem da dança.

O documentário contou com a presença dos grupos …AVOA! Núcleo Artístico (SP), Projeto CO (São Bernardo do Campo), Lagartixa na Janela (SP), Coletivo Ruínas (Santo André), Cia. Damas em Trânsito e os Bucaneiros (SP) e Centro de Pesquisa da Máscara (SP), além da parceria com o Museu da Dança, elaboração do roteiro por Talita Bretas e registros em vídeo por Marcos Yoshi.

Durante quatro dias, os artistas transitaram por diferentes regiões de São Paulo para aprofundar questões relativas ao corpo e à dança nos espaços públicos, tendo como ponto de partida a experiência do Sentido Háptico com o terapeuta corporal Guilherme Nascimento e Geopoética dos Sentidos conduzido por Lilian Amaral com mediação de Cynthia Domenico.

CONVERSADORES + DOCUMENTÁRIO

Dia 16 de fevereiro de 2018, às 20h