08/03/2017

Exposição Ruth Rachou

A próxima exposição virtual do MUD já está em produção! A carreira da mestra Ruth Rachou, expoente da dança moderna no Brasil, será o tema.

“A dança para mim é a vida. É um processo de amadurecimento, de crescer dentro de você e em relação às pessoas. É um aprendizado eterno. Para mim, a dança é a vida também. Talvez não tão religiosa como a Martha Graham menciona, mas é um ato de vida, um processo de vida muito bom e muito importante” (Ruth Rachou).

Grande difusora da técnica moderna, aprendida diretamente com Martha Graham em 1967, Ruth formou gerações de profissionais a partir de 1972, com a fundação de sua escola. O trabalho na sala de aula não deveria mais ser uma mera repetição de exercícios, como se pregava no ensino do balé, mas, sempre que possível, deveria ser um processo criativo e inspirador, de modo que o movimento surgia naturalmente do próprio bailarino.

Durante sua trajetória artística, integrou importantes movimentos artísticos, como o Ballet do IV Centenário (1954-1955), núcleos de dança da TV Tupi e Record (1960-1967) e Teatro de Dança Galpão (1974-1981).

A exposição virtual está inserida no contexto de um projeto com diversas ações – Mostra de Dança, Master Class e Oficinas de dança moderna – contemplado pelo 21º edital de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo,  que propõem o resgate e preservação da memória da dança brasileira por meio da difusão da técnica e do acervo histórico da bailarina, coreógrafa e professora Ruth Rachou, que completa 90 anos em 2017.

Em breve divulgaremos maiores informações sobre as atividades que serão realizadas. Para não perder nada, nos siga nas redes sociais e cadastre-se em nossa newsletter, que fica na home do portal.

Raul Rachou e Isadora Dieb catalogando o acervo de Ruth Rachou para a exposição virtual.